O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana em que pede informações sobre ações intersetoriais públicas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.
No documento, o parlamentar aborda sobre a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social em Americana, com evidentes quadros de transtornos psiquiátricos e práticas de atos violentos contra cidadãos, sem que tenham assegurado o direito constitucional à saúde mental. “Nesse sentido, urge ações para atender, avaliar e, conforme avaliação médica psiquiátrica, tomar as medidas mais adequadas a cada caso, em conjunto com a avaliação social de cada indivíduo”, diz Malheiros.
O autor também pergunta quantas pessoas em situação de rua há atualmente em Americana; quais medidas são oferecidas pelas secretarias municipais; quantas pessoas foram abordadas e atendidas, por mês, entre 2021 e abril de 2024; o que tem sido feito para garantir o direito à saúde mental; e se há algum programa para a inserção social voltado a esse público.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (9) e, se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.