Exposição dos 20 anos da FAMAM é lançada na próxima quarta-feira

Fonte: Prefeitura de Santa Barbara

Compartilhar

Foto: Divulgação

Duas décadas de ritmo, harmonia, paixão e amizade. As notas musicais e marchas dos 20 anos da FAMAM (Fanfarra Projeto Amigos da Música) de Santa Bárbara d’Oeste vão virar exposição. A paixão compartilhada pela música de alunos e amigos e a vontade de fazer história poderão ser conferidas em fotografias histórias, uniformes e instrumentos musicais. A abertura da exposição será na próxima quarta-feira (10), às 19 horas, no Centro de Memórias “Historiador Antônio Carlos Angolini”. A entrada é gratuita.

Os painéis trarão um breve histórico do grupo que é reconhecido por conquistar 32 títulos em importantes competições da categoria e representar o Município dentro e fora do Estado, dados sobre a composição dos instrumentos de sopro de metal e percussão e sobre o fundador, além da lista de premiações e fotografias histórias dos ensaios e apresentações.

Com o apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, após a cerimônia de abertura, a visitação seguirá até dia 10 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O Centro de Memórias está localizado na Rua João Lino, 362, no Centro.

Segundo o fundador da FAMAM (Fanfarra Projeto Amigos da Música), antigamente intitulada de FAMAM (Fanfarra Amigos), Paulo Henrique Caetano da Silva, a mostra é uma viagem através do tempo e mergulha nas memórias, conquistas e impactos cultural e social que a Fanfarra causa desde o seu surgimento no cenário musical local e nacional.

Cada relíquia carrega consigo não apenas o valor histórico, mas também as histórias e memórias de todos que participaram dessa jornada musical e testemunharam os momentos de glória, os desafios superados e as alegrias dessa comunidade dedicada à música. Que esses objetos possam não apenas contar a nossa história, mas também inspirar as futuras gerações a continuarem honrando seu legado com paixão e dedicação”, ressaltou. “É com grande alegria e emoção que convidados todos para esse marco”, complementou o maestro.

História

Há duas décadas nasceu um sonho que viria a transformar não apenas notas musicais, mas também vidas inteiras. Fundada pelo maestro Paulo Caetano, com um grupo determinado de alunos e amigos, surgiu a “FAMAM – Fanfarra Amigos”.

Em uma época marcada pela determinação e pela ambição de alcançar novos horizontes musicais, os pioneiros da FAMAM lançaram-se em uma jornada de descobertas e desafios. Com um objetivo claro em mente – conquistar títulos em competições e encantar o Município com suas performances arrebatadoras – eles mergulharam de cabeça no mundo da música.

Ao longo dos anos, a FAMAM não apenas alcançou seus objetivos, mas os superou. Com uma combinação de talento, dedicação e trabalho árduo, a Fanfarra acumulou impressionantes 32 títulos em competições, deixando sua marca no cenário musical local.

No entanto, mais do que os títulos e as conquistas, o verdadeiro legado da FAMAM reside em seus alunos. A partir de 2008 tornou-se uma associação que designa com o nome de FAMAM – Fanfarra Projeto Amigos da Música PROAM. Com mais de 600 jovens passando pelas fileiras da fanfarra ao longo de duas décadas, a FAMAM não apenas ensinou música, mas também valores como trabalho em equipe, disciplina e determinação. Muitos dos seus ex-alunos agora seguem carreiras musicais profissionais, levando consigo as lições aprendidas e as memórias compartilhadas das suas jornadas na FAMAM.

Hoje em sua nova formação transformou-se em banda marcial. Ao celebrar seus 20 anos de história, a FAMAM é muito mais do que uma simples fanfarra. É uma comunidade unida pelo amor à música, pela amizade e pelo desejo eterno de superar expectativas.