A COMUB (Corporação Musical União Barbarense) e OFISB (Orquestra Sinfônica de Santa Bárbara) foram pré-credenciadas como Pontos de Cultura pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). Publicado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, trata-se do resultado do Edital de Chamamento Público 10/2024 – Edital de Fomento a Projetos Continuados que selecionou e pré-certificou como Ponto de Cultura as duas entidades culturais barbarenses. Este Edital prevê a assinatura de Termo de Execução Cultural, com o repasse de R$ 100 mil para cada instituição em 12 meses de atividade.
A COMUB e OFISB foram habilitadas na Fase de Seleção do Edital e devem enviar a documentação necessária para Fase de Habilitação para posterior assinatura de Termo de Compromisso Cultural.
As Entidades Culturais selecionadas apresentaram projetos, com duração de 12 meses, proporcionando o acesso da população aos bens e aos serviços culturais nos territórios e comunidades onde atuam, com aulas de teoria e prática musical gratuitas durante o ano de 2025, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.
Fundada em 1898, a COMUB é uma instituição musical que carrega mais de 125 anos de história em Santa Bárbara d’Oeste. Reconhecida pela dedicação à arte musical e pelo compromisso com a comunidade, tornou-se um importante patrimônio cultural da cidade e da região, representando a tradição das bandas filarmônicas e o desenvolvimento da música instrumental em nível local e regional.
Já a OFISB (Orquestra Sinfônica de Santa Bárbara) foi fundada em 2016 e tem por objetivo apoiar, incentivar, assistir e promover a cultura, com ênfase à música de concerto, instrumental e vocal. A Orquestra faz apresentações com repertório diversificado em um amplo universo musical, buscando continuamente a excelência e seus objetivos sociais e culturais.
As Entidades também foram Pré-Certificadas para se tornarem Pontos de Cultura do Município e compor as Redes de Ponto de Cultura Estadual e Nacional. De acordo com o Ministério da Cultura, Pontos de Cultura são entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal.
Vale ressaltar que os Pontos de Cultura são entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades e que comprovem as atividades realizadas.
Selecionadas:
Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste – OFISB – 63,4 pontos;
Corporação Musical União Barbarense – COMUB – 62 pontos.