Professora Juliana pede informações sobre indicadores de serviços de saúde do hospital Dr. Waldemar Tebaldi

Compartilhar

Foto: Reprodução

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações ao Poder Executivo sobre os indicadores de serviços de saúde no hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

 

No documento, a parlamentar explica que os indicadores constituem instrumentais de trabalho imprescindíveis ao corpo técnico que atua na gestão do desempenho, pois permitem análises comparativas entre as unidades de saúde, quanto ao padrão de qualidade dos serviços, sendo fundamentais para a comprovação da assistência prestada tanto para o município quanto para os usuários.

 

“Esses indicadores devem ser acompanhados e avaliados rotineiramente, de forma a obter a melhor relação entre serviço contratado e prestado, o que reflete na melhor e mais adequada oferta de serviços à população, visto que estas ações dependem da produção dos registros e dados através de gestão da informação”, aponta Juliana.

 

No requerimento, a autora pergunta qual o tempo médio de espera na porta de entrada e de espera para realização de exames diagnósticos; qual a taxa de internação no pronto socorro e de ocupação operacional; e qual o índice de rotatividade de leitos e índice de exames laboratoriais por consulta. Ainda no documento, Juliana pede informações sobre as taxas de complicações associadas a procedimentos diagnósticos, de cesárea em primíparas, de complicações associadas a procedimentos terapêuticos, cancelamento de cirurgias, e de mortalidade neonatal.

 

“Com esse requerimento também queremos ter informações completas sobre a gestão desde julho de 2022, com pedido para envio de planilhas sobre absenteísmo, quantidade de funcionários em diversos setores e o índice de glosas registradas em relação ao exercício da gestão da organização social Chavantes”, explica a vereadora. O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira, e será encaminhado à prefeitura para resposta.