Lula relata nova conversa com Xi Jinping sobre Ucrânia

Compartilhar

© Reuters

Na noite desta quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que teve uma conversa telefônica com o presidente chinês, Xi Jinping, ocorrida no dia anterior. Durante a ligação, eles abordaram uma variedade de assuntos, como a próxima reunião dos Brics, um bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além da situação atual da guerra na Ucrânia.

Lula compartilhou em uma rede social: “Ontem [24], conversei por telefone com o Presidente da China, Xi Jinping. Falamos sobre a conjuntura global, a necessidade de paz na Ucrânia, a participação de nossos países na cúpula dos Brics em agosto e nossa parceria estratégica em âmbito bilateral.”

Essa conversa ocorre pouco mais de um mês após o encontro bilateral entre Lula e Xi Jinping em Pequim. Além disso, ocorreu logo após o retorno de Lula de uma viagem ao Japão, onde participou do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7. O G7 é composto pelos sete países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Durante sua estadia em Hiroshima, entre os dias 19 e 21, Lula teve reuniões com 11 chefes de governo e líderes de organizações. Durante esses encontros, foram discutidos assuntos bilaterais e questões da agenda internacional. Além das preocupações com o meio ambiente e a segurança alimentar, que foram temas centrais durante a cúpula, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia foi amplamente debatido nas mesas de discussão.

 

  • Com informações Notícias ao Minuto