Artistas grafitam Minicidade em projeto de arte-educação que celebra os 30 anos da Emdec

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Foto: Foto: Divulgação

Em breve, as crianças que visitarem a Minicidade da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na Vila Industrial, terão uma experiência ainda mais instigante no aprendizado sobre a mobilidade urbana. O espaço educativo, localizado na sede da empresa, passou por processo de grafitagem ao longo da última semana, desde o dia 8 de janeiro, em iniciativa voluntária realizada pelos artistas Cabelin (Hélio Domingues da Luz) e Kranium (Leandro Ferreira dos Santos). A intervenção artística integra a programação da empresa em comemoração aos seus 30 anos.
Pensados por Cabelin com o auxílio de Kranium, os grafites são inspirados em diversos temas que integram o universo da mobilidade urbana, como inclusão, acessibilidade, diversidade, cidadania e valorização do transporte público. Ex-estagiário da Emdec, nos anos de 2009 e 2010, Cabelin conta como a passagem pela empresa o ajudou a enxergar a mobilidade urbana de outra forma. “Foi um aprendizado muito grande, porque hoje eu sou professor (de artes). E eu tinha um trabalho aqui, que era uma outra maneira de ver a educação. Para mim, antes, era impossível pensar a arte com a mobilidade urbana, o trânsito”, explica.
Atuando como artista, Cabelin já abraçou diversas iniciativas da Emdec envolvendo o grafite. “É legal pensar a cidade em movimento. E a arte que eu gosto de fazer, que é o grafite, também dialoga com essas pessoas que estão em constante movimento. Isso interfere na mobilidade urbana das pessoas, porque elas transitam pelas vias públicas e o grafite está espalhado pelas vias públicas”, analisa Cabelin. “Então, trazer o grafite para dentro da Emdec é como se fosse um diálogo, da rua falando com a empresa.”
O trabalho é realizado de forma voluntária pelos artistas, sem custos para a Emdec, que apenas fornece o material necessário para a pintura. Além de diversas ilustrações nos muros em torno da Minicidade da Emdec, a dupla ainda realizará um painel na lateral de um dos prédios da empresa, em fevereiro.
Na coordenação dos eventos pelos 30 anos da Emdec, a gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional, Débora Damasco, conta que já trabalhou com Cabelin durante a sua época de estagiário. “É muito gratificante vê-lo executando um projeto de arte-educação, que represente os conceitos que são primordiais para uma mobilidade urbana sustentável e inclusiva”, avalia.
Visitas à Minicidade
Atualmente, a Minicidade da Emdec está com a agenda bloqueada, para que a grafitagem e outros ajustes promovidos pela equipe de Educação sejam realizados. Em breve, o espaço voltado a crianças de 5 a 11 anos será novamente aberto para as visitas agendadas, que poderão ser reservadas pelo site www.emdec.com.br, na seção Educação/Visita Educativa, ou pelo aplicativo da Emdec, na opção Visita Educativa.