A deputada estadual Ana Perugini se reuniu nesta sexta-feira (21) com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Durante o encontro, a parlamentar pediu a instalação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Hortolândia.
A reunião ocorreu na sede da secretaria, na capital paulista, e contou com participação do diretor da Etec (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia, Renato William de Oliveira.
Ana Perugini destacou que o município tem quase 240 mil habitantes, 22 escolas estaduais, totalizando 6.650 alunos matriculados e uma média de 1,5 mil estudantes que se formam no ensino médio anualmente, com potencial interesse em realizar cursos de graduação.
A deputada afirmou que a cidade, de apenas 32 anos, passa por um processo de transformação e grande desenvolvimento econômico e possui apenas uma instituição de ensino superior, que funciona na modalidade EaD – ensino a distância.
“Hortolândia está crescendo de forma muito rápida e tem atraído muitas empresas, devido à sua infraestrutura e logística privilegiada. A ampliação da oferta de cursos de ensino superior, em particular de tecnologia, é fundamental para formação de mão de obra qualificada e redução do desemprego na cidade. Além disso, a unidade será mais uma alternativa de ensino superior gratuito para alunos de toda a região”, afirmou Ana Perugini.
De acordo com a proposta, a ideia é que a Fatec seja construída na área da Etec, que fica no Jardim Santana, próximo ao Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares.
A parlamentar reforçou seu compromisso com o fortalecimento da educação pública e a criação de instrumentos que gerem oportunidade e contribuam para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população de Hortolândia e de todo o estado.
Deputada federal entre 2015 e 2019, Ana Perugini entregou a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e coordenou os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do PNE (Plano Nacional de Educação) no Estado de São Paulo.
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), há Fatecs em Americana, Campinas, Indaiatuba, Itatiba e Sumaré. São 76 campi no estado, distribuídos em 70 municípios, que atendem mais de 90 mil alunos, matriculados em 91 cursos de graduação presenciais e um na modalidade a distância.