Em um requerimento protocolado na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, nesta segunda-feira (8), o vereador Celso Ávila (Solidariedade) questionou a ausência da sonda número 18 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. O parlamentar recebeu diversas reclamações de munícipes sobre a falta desse item essencial, amplamente utilizado por adultos e idosos em diversos procedimentos médicos.
A sonda número 18 é indicada para drenagens, coletas, administração de medicamentos e cuidados com estomas. Segundo o parlamentar, a ausência desse item nas unidades de saúde pode acarretar sérios riscos aos pacientes, como agravamento de quadros clínicos, infecções, dores e desconfortos.
“Temos, por exemplo, o caso de um munícipe que, após realizar uma cirurgia, enfrenta dificuldades toda vez que precisa realizar a troca da sonda. A situação se repete constantemente, e ele não recebe informações claras sobre a falta. Para não ficar sem o item, ele é obrigado a utilizar uma sonda inadequada, o que tem gerado dores e até sangramentos”, relatou o vereador.
Entre os questionamentos feitos, Celso Ávila solicitou esclarecimentos sobre a duração da falta da sonda número 18 nas UBS, se outros tamanhos também estão em falta, se a ausência ocorre de forma intermitente, e se houve problemas com licitações, contratos ou fornecedores. Além disso, o vereador requisitou informações sobre o conhecimento da Secretaria de Saúde acerca do problema.