Thiago Martins pede informações sobre atendimento e reforma do Centro de Controle de Zoonoses de Americana

Fonte: Câmera Municipal de Americana

Compartilhar

Foto: Divulgação

O vereador Thiago Martins (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre o funcionamento e a reforma do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

 

No documento, o parlamentar afirma ter recebido reclamações de cidadãos sobre a atuação do centro. Dentre os problemas apontados, está a ampliação de atendimento público da lei municipal nº 4.547/2007, que trata do registro e microchipagem de animais.

 

“Há relatos de falta de planejamento de tais ações e de realização de mutirões de microchipagem, situação que afeta principalmente aqueles que não têm recursos financeiros para utilizar clínicas veterinárias particulares, podendo levar à negligência na tutela dos animais, aumento do abandono e ausência de identificação adequada”, aponta Martins.

 

O autor pergunta ainda sobre a liberação de recursos para a reforma do prédio do CCZ, anunciada em 2022. “Segundo reportagem da imprensa local, até janeiro de 2023 a administração municipal estava aguardando a liberação de duas emendas estaduais no valor de R$ 500 mil reais para dar início à obra. Posteriormente, a prefeitura esclareceu que mesmo antes das contestações do laudo que apontou risco de desabamento já havia um projeto de obra com um orçamento estimado em R$ 1,5 milhão. O resultado do cenário são reclamações generalizadas sobre a precariedade do setor, sendo necessário informações e providências para soluções efetivas”, cobra.

 

No requerimento, Martins questiona o andamento do planejamento para reforma do prédio do CCZ e o motivo do atraso no início das obras. Pergunta, ainda, qual o cronograma de ações de microchipagem e quando será realizado o próximo mutirão.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (16) e, se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.