Thiago Brochi discute possibilidade de capacitação de servidores e usuários de sonda urinária

Compartilhar

Foto: Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), reuniu-se nesta segunda-feira (28) em seu gabinete com representantes de empresa de material hospitalar para discutir a possibilidade de capacitação de servidores e usuários de catéter urinário (sonda) no município.

Participaram da reunião o gerente de acesso público, Maurício Telles, a diretora Jéssica Forti e a agente de negócios Vivian Valadares. De acordo com o parlamentar, o objetivo é qualificar as pessoas para a realização de procedimentos médicos em indivíduos com lesão medular e bexiga neurogênica. A capacitação evitaria alguns casos de judicialização – usuários que acionam a Justiça para obter do poder público municipal tratamentos ou insumos médicos.

De acordo com os representantes da empresa, o uso de catéter hidrofílico diminui o risco de infecções urinárias e suas complicações, além de minimizar o risco de lesões na uretra, com impacto positivo na qualidade de vida das pessoas.

“É um procedimento que facilita o dia a dia e proporciona mais qualidade de vida aos cidadãos com lesão medular”, explicou Brochi. “É uma maneira do poder público ajudar a essa parcela da população que mais precisa e inclusive tem direito”, reforçou.

Ao final da reunião, o parlamentar informou que irá se reunir com representantes da secretaria municipal de Saúde e protocolar uma indicação na secretaria da Câmara solicitando à prefeitura a capacitação e a adoção da técnica médica.