Thiago Brochi discute campanha contra fraudes em postos com dirigentes de sindicato

Fonte: Câmara Municipal de Americana

Compartilhar

Foto: foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), se reuniu nesta sexta-feira (3) com representantes do Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região). A instituição vai promover a campanha “Um Basta Contra as Fraudes” a partir do próximo dia 15 e está solicitando apoio dos órgãos públicos.

 

O objetivo é alertar consumidores a respeito de adulterações na composição dos combustíveis, a sonegação fiscal e a fraude volumétrica – quando equipamentos burlam a quantidade abastecida nos veículos.

 

Americana é a primeira das 22 maiores cidades da base territorial do Recap a receber os dirigentes para falar da campanha que tem duração prevista de dois meses. A abrangência é de 537 dos mais de 800 postos de combustíveis em 90 cidades do interior paulista.

 

Segundo o presidente do Recap, Emilio Roberto Chierighini Martins, a ideia é combater práticas criminosas. “O município tem total interesse no assunto e por isso procuramos primeiro em Americana”, destacou. O dirigente cita que a arrecadação de ICMS proveniente de produtos do setor é o segundo maior no estado.

 

Os representantes ainda discutiram com o parlamentar sobre leis municipais para auxiliar os órgãos fiscalizadores a aprimorar o combate às ilegalidades nos postos de combustíveis.

 

Fiscalizações

 

Durante a reunião, Brochi lembrou que promove desde 2017, a partir de denúncias recebidas, ações conjuntas do Procon, Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar. O vereador também já esteve na sede da ANP (Agência Nacional do Petróleo) em São Paulo solicitando ações de fiscalização com apoio do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).

 

De acordo com Brochi, trata-se de um problema antigo e que persiste. “É um trabalho incansável, para que os consumidores de Americana e toda região não sejam prejudicados”, ressaltou.

 

A orientação é que os consumidores sempre peçam a nota fiscal e registrem com fotos de celular as suspeitas, que podem ser comunicadas ao Procon local pelo telefone 3475-9008 e também através da ANP, pelo telefone 0800 970 0267.