Técnicos da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste se reuniram nesta quinta-feira (26), na sede da pasta, com equipes da DRS VII – Campinas e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santa Bárbara. Durante o encontro foram discutidas estratégias, visando o aprimoramento do processo de matriciamento para a unidade de saúde local.
Entre os tópicos abordados, foram destacados os encaminhamentos feitos para a unidade do AME, enfatizando os atendimentos de dermatologia e a realização de exames de colonoscopia. “O objetivo central dessa reunião estratégica é melhorar o acesso dos pacientes residentes em Santa Bárbara d’Oeste a esses serviços especializados, eliminando algumas barreiras que muitas vezes dificultam o acesso ao Ambulatório”, destacou o chefe do Departamento de Planejamento Estratégico da Saúde, Marcionil José dos Santos Júnior.
Segundo ressaltado pelo gestor, esse projeto encontra-se em fase inicial e deve, ao longo dos próximos meses, estruturar diversos protocolos e oferecer treinamento para os profissionais que compõem a equipe da Secretaria de Saúde. “Por meio desta articulação, esperamos proporcionar uma assistência de maior qualidade, otimizando o acesso aos cuidados médicos ofertados à população barbarense. O compromisso de aprimorar o sistema de saúde local reflete a dedicação permanente dos profissionais envolvidos em garantir que os cidadãos tenham a disposição serviços de excelência”, completou.
Os AMEs são unidades regionais de saúde de alta resolutividade, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.
O objetivo dessas unidades é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados.
Em Santa Bárbara, o AME está localizado na Rua da Seda, 250, no Jardim Esmeralda. Os pacientes do Município são encaminhados para atendimento na unidade pela Central de Regulação Municipal.