Saúde sem Tabaco”: Prefeitura encerra primeiro grupo de 2024

Fonte: Prefeitura de Santa Barbara

Compartilhar

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste encerrou nesta segunda-feira (8) o primeiro grupo do Programa “Saúde sem Tabaco” deste ano. Durante o encontro promovido no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), foi realizada avaliação final, entrega de certificados aos participantes pela conclusão do grupo e confraternização junto à equipe.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde definirá o cronograma do próximo grupo, que deve ter início ainda este mês. Os interessados em participar das próximas edições devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

O Programa “Saúde sem Tabaco” tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com reuniões semanais durante aproximadamente três meses. No decorrer da iniciativa, os participantes passam por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal, reuniões terapêuticas e reuniões de manutenção.

Sob a coordenação do NAC (Núcleo de Ações Coletivas), o programa conta com uma equipe multidisciplinar que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de serviço social para os participantes.

Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término das atividades no grupo antitabagismo.