O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, participou nesta terça-feira (18) da cerimônia de apresentação do Campus Santa Bárbara d’Oeste da Fundação Hermínio Ometto. A solenidade reuniu autoridades do Município, empresários, representantes de entidades e dirigentes de ensino, além de dirigentes e coordenadores da instituição.
Localizado às margens da rodovia Luís Ometto (SP-306) – antiga Unimep – o Campus Santa Bárbara da FHO iniciará as atividades em 2026 com os cursos de Engenharia de Produção, Administração, Pedagogia e Sistemas de Informação e uma metodologia de ensino 100% presencial, alinhada às demandas do mercado. Além disso, os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica também serão oferecidos após aprovação junto ao Ministério da Educação (MEC).
“Celebramos nesta terça-feira, 18 de março de 2025, uma data histórica: a Fundação Hermínio Ometto lançou oficialmente o Campus Santa Bárbara. A nossa cidade passa a contar, a partir de agora, com uma Universidade que oferecerá a partir de 2026 cursos de graduação com a nota máxima do MEC – Ministério da Educação. Este é um sonho que realizamos juntos!”, disse o prefeito Rafael Piovezan.
“Tão logo a nossa cidade recebeu a notícia que a FHO – uma fundação com mais de 50 anos de existência, com um know-how incrível no segmento de Educação – havia adquirido o antigo campus da Unimep, no fim de 2022, fiz questão de realizar uma visita de cortesia em sua sede, lá em Araras. A visita tinha um único objetivo: apresentar-me como cidadão, professor e também prefeito. Deixar claro a todos da FHO que a nossa administração ofereceria todo o apoio necessário para que a história de tantos barbarenses que se formaram no campus Santa Bárbara fosse respeitada e que novos capítulos pudessem ser escritos. E, desde então, o nosso relacionamento com a FHO se fortaleceu, chegando a este momento tão especial”, acrescentou o prefeito.
“Trata-se da continuidade da nossa história, do fortalecimento da nossa Missão e da renovação do nosso compromisso com a educação, a filantropia e a transformação social. Este Campus carrega um legado notável de sonhos realizados, conhecimento compartilhado e de conquistas individuais e coletivas. E queremos não apenas dar continuidade a este trabalho, mas também ampliá-lo, modernizá-lo e fortalecê-lo, sempre com a responsabilidade e o respeito que este espaço exige. A presença de cada um de vocês nesta solenidade representa um compromisso coletivo com a educação e a valorização do conhecimento. Com o apoio das autoridades, dos empresários, dos profissionais liberais, das escolas e da sociedade civil organizada, construiremos juntos um ambiente cada vez mais acolhedor, inovador e inspirador”, afirmou o Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite.
“‘Este Campus é mais uma fábrica de sonhos. Nós acreditamos que a nossa experiência de mais de 50 anos nos permite agora voar mais alto. Por isso, chegamos aqui no município com o compromisso de acolher os alunos, de transformá-los em profissionais competentes e, principalmente, em cidadãos. Agora, Araras e Santa Bárbara estão unidos como se fossem ramos de uma mesma árvore”, completou o reitor da FHO, professor Dr. José Antônio Mendes.
A apresentação do Campus Santa Bárbara d’Oeste da Fundação Hermínio Ometto também contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santa Bárbara d’Oeste, Fernanda Rizzo Piovezan, do vice-prefeito Felipe Sanches, acompanhado de sua esposa Karina Panaggio Sanches, dos secretários Patrícia Regina Marques de Martino (Chefe de Gabinete), Rodrigo Maiello (Gestão Estratégica), Paula Fernanda Marchesin de Mori (Fazenda), André Cruz (Desenvolvimento Econômico), Evandro Felix (Cultura e Turismo), Marcus Pensuti (Saúde), Márcia Petrini Della Piazza (Justiça e Relações Institucionais), Romulo Gobbi (Segurança, Trânsito e Defesa Civil), do presidente da Câmara Municipal, vereador Julio César Kifu, dos vereadores Juca Bortolucci, Careca do Esporte, Esther Moraes, Rony Tavares, Celso Ávila e Wilson da Engenharia.