Novos integrantes no CESB: serpente e jabuti passam a integrar oficina para estudantes

Fonte: Prefeitura de Sta. Bárbara

Compartilhar

Foto: Foto: Divulgação

A partir desta semana os estudantes que participarem da oficina “Conexões entre a vida selvagem e doméstica” do CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara) “Eliza Marconi Romano” poderão conhecer uma serpente e uma jabuti – novos integrantes que foram apresentados aos educadores na última sexta-feira (18). Os animais fazem parte do Cetras (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres) e estão devidamente regularizados pelo Ibama para participarem dos estudos de educação ambiental durante a visita dos alunos.

Na última sexta-feira (18), o prefeito Rafael Piovezan participou da formação realizada com 45 profissionais da Rede Municipal de Ensino e ministrada por profissionais do CESB, Zoonoses e Cetras.. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre a introdução destes animais nas atividades oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental.

Durante a atividade houve o manejo da corn snake (cobra do milho), uma serpente exótica, nativa dos Estados Unidos. A espécie é dócil, não agressiva, não tem dentição projetora de veneno e está acostumada com o manejo humano. “Importante ressaltar que ali na oficina contamos com as devidas orientações dos profissionais do Zoonoses e do Cetras para a execução dos trabalhos junto aos nossos alunos. O CESB reúne estruturas que proporcionam o conhecimento às crianças e também a nós, adultos. Educação se faz muito além das atividades dentro da sala de aula”, comentou o prefeito Rafael Piovezan, biólogo formado pela Unesp, mestre, doutor e pós-doutor em Zoologia.

Inaugurado no fim de 2022, o CESB foi projetado para ser vivenciado como um laboratório a céu aberto, sendo um dos espaços públicos mais completos da região, e receberá, até o final de outubro, cerca de 5 mil alunos de 37 escolas municipais, particulares, estaduais e ETECs (Escolas Técnicas), em 210 oficinas de diferentes temáticas ambientais. A estrutura conta com Mini-Fazenda, Borboletário, Meliponário, Minhocário, Mirante, Herbário Municipal “Prof. Dr. Lindolpho Capellari Jr”, Centro de Equoterapia, entre outros.

As oficinas são gratuitas, mediante agendamento. As reservas e mais informações estão disponíveis no site https://cesbnea.wixsite.com/centroecologicosbo. As escolas municipais podem solicitar o agendamento pelo e-mail [email protected]. O CESB está localizado na Rua da Cachoeira, 1220, no São Joaquim. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (19) 3463.1340.