Nebulização veicular é uma das ações realizadas no combate ao Aedes aegypti em Santa Bárbara

Fonte: Prefeitura de Santa Barbara

Compartilhar

Foto: Divulgação

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti seguem ininterruptas e diversificadas em Santa Bárbara d’Oeste. Entre os serviços realizados, está a nebulização com equipamento acoplado a veículo (popularmente conhecido por fumacê) em áreas com alto número de casos ou com alta infestação de mosquitos. A medida visa interromper a transmissão, já que o objetivo é eliminar mosquitos possivelmente infectados.

Nesta semana a iniciativa foi realizada nos bairros Vila Pacheco, Vila Breda, Vila Pires, Naidelice, Jardim América, Vila Alves, Jardim Dulce, Boa Esperança e Santa Luzia. Desde o início do ano a ação já atingiu mais de 17 mil imóveis no Município.

Durante a atividade, um carro de som avisa os moradores sobre procedimentos que devem ser adotados para que a medida seja eficaz e segura, como abrir portas e janelas, retirar roupas do varal, cobrir ou guardar alimentos e retirar ou trocar alimento e água dos animais de estimação após o tratamento.

Os procedimentos acima são importantes, devido ao fato do mosquito Aedes aegypti ser uma espécie intradomiciliar e que geralmente permanece parte do tempo em repouso, embaixo da cama, atrás de cortinas e móveis e sob mesas e cadeiras. Por esse motivo é fundamental abrir as portas e janelas, para que o inseticida entre em contato com o mosquito, tornando a ação mais eficaz.

Apesar de importante, é preciso destacar que para obter bons resultados, essa ação deve ocorrer de forma complementar a outras realizadas no combate ao mosquito. “A eliminação de mosquitos adultos com inseticida é uma ferramenta importante para o controle do vetor, mas tem efeito temporário, de cerca de 20 minutos após a aplicação. A medida mais importante a longo prazo é a eliminação de criadouros, locais com água parada onde as larvas do mosquito se desenvolvem”, explica o chefe do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), Luiz Eduardo Chimello de Oliveira.

Vale ressaltar que o trabalho ininterrupto contra o mosquito Aedes aegypti é priorizado em regiões com casos positivos ou com aglomerado de casos suspeitos e, também, em bairros onde o monitoramento entomológico realizado diariamente indica alto índice de circulação de mosquitos, objetivando a remoção de criadouros e orientações à população.

É importante que a população receba os agentes de controle de endemias para obter informações importantes sobre medidas simples que podem prevenir doenças graves. Todas as ações são gratuitas e não há cobrança de taxa para nenhum serviço ou produto utilizado.

Prevenção

Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito, sendo dever de todos eliminar os criadouros. Confira algumas medidas:

– Utilizar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;

– Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais utilizar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;

– Limpar as calhas e caixas d’água;

– Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;

– Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;

– Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;

– Não utilizar pratinhos embaixo dos vasos;

– Evitar bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;

– Usar telas nas caixas d’água;

– Limpar e fazer o tratamento adequado nas piscinas.

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa e não se automedicar – já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.