A vereadora Nathália Camargo (Progressistas) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre o corte das refeições servidas aos pacientes e acompanhantes que recebem transfusão no banco de sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.
De acordo com a parlamentar, há informações de que desde o dia 10 de maio as refeições foram cortadas sem aviso prévio. “A transfusão de sangue de uma bolsa demora cerca de três horas. Somando o tempo de espera para atendimento, elaboração de ficha, início do procedimento e recuperação pós procedimento, tanto o paciente como seu acompanhante permanecem na unidade pelo período de até nove horas. Como ficará o paciente sem se alimentar por tanto tempo?”, questiona.
A autora pergunta se foram emitidos avisos prévios aos pacientes; qual o motivo para suspensão; quais são as orientações para que as pessoas consigam se alimentar durante e após o procedimento; e quais os tipos de alimentos e horários.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (21). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.