MPF investiga repasse intermediado por Denis Andia de R$ 2 milhões para casas destelhadas por tempestade em Elias Fausto

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para apurar o repasse de R$ 2 milhões destinados à construção do conjunto habitacional Vila da Esperança, em Elias Fausto (SP), após quatro das seis casas entregues serem destelhadas por uma tempestade menos de um mês depois da inauguração.

Os recursos federais foram intermediados por Denis Andia (MDB), ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e atual secretário nacional de Mobilidade Urbana, cargo vinculado ao Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho (MDB). O valor foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado Fábio Teruel (MDB) e repassado à prefeitura via Pix.

Inaugurado em 22 de dezembro de 2024, o conjunto habitacional foi construído para atender famílias com pessoas com deficiência. No entanto, em 19 de janeiro deste ano, uma tempestade com ventos de 70 km/h arrancou os telhados de quatro das seis residências, levantando questionamentos sobre a qualidade da obra e a aplicação dos recursos.

Denis Andia esteve presente na inauguração e comemorou a entrega das moradias, destacando sua atuação na liberação da verba em Brasília. A prefeitura de Elias Fausto também agradeceu publicamente a Andia pela intermediação dos recursos.

Diante dos danos causados às casas recém-entregues, o MPF instaurou um inquérito e afirmou que há indícios de possível malversação dos recursos federais. O caso segue em investigação para apurar eventuais irregularidades na execução do projeto.