Juninho Dias pede informações sobre educação política e cidadania nas escolas municipais

Fonte: Câmara Americana

Compartilhar

Foto: Divulgação

O vereador Juninho Dias (MDB) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da sobre a implementação de educação política nas escolas públicas municipais.

 

No documento o parlamentar cita o exemplo do projeto “Criança faz Política”, desenvolvido na EMEF Professor Florestan Fernandes, em que os alunos visitam a Câmara Municipal, aprendem sobre o funcionamento da administração pública e as funções dos poderes Legislativo e Executivo e promovem uma eleição simulada na escola.

 

“Fiz esse documento pensando na capacitação dos alunos para que participem ativamente das atividades políticas, de modo a exercerem plenamente a cidadania em todas as esferas políticas. Hoje é comum que as pessoas tenham pouco ou quase nenhum conhecimento sobre os três poderes, períodos de mandato, número de cadeiras e função de cada agente político a nível municipal, estadual e federal. Pessoas com conhecimento formam cidadãos conscientes e o nosso futuro depende disso”, defende Juninho.

 

No requerimento, o autor questiona como é tratada a implementação da educação política nas escolas públicas municipais e em qual período escolar os estudos entram na grade curricular. Pergunta, ainda, sobre a existência de projetos similares em todas as escolas e se há estudos para criação de projetos e oficinas com este objetivo.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.