Gualter Amado questiona despejo de esgoto na estação de captação de água do Rio Piracicaba

Fonte: Câmera Municipal de Americana

Compartilhar

Foto: Divulgação

O vereador Gualter Amado (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre despejo de esgoto na estação de captação de água bruta do Rio Piracicaba. A estação é parte do sistema de abastecimento de água do município.

 

No documento o parlamentar relata que, em ação de fiscalização após receber denúncias de moradores, constatou que houve despejo irregular de esgoto, pois um trecho do leito do rio aparentava coloração escura e cheiro forte. Segundo Gualter, o esgoto era despejado por uma tubulação que passava por debaixo da estação de captação de água para abastecimento, sendo uma canalização do córrego do Nova Carioba.

 

“Conseguimos entrar na estação junto com a Guarda Municipal e fizemos os registros, além de boletim de ocorrência. O caso também foi publicado em reportagem de jornal, com resposta da prefeitura, que alegou queda de energia. Mas a Cetesb também está cobrando providências, então queremos respostas mais objetivas, pois há vulnerabilidade no sistema de captação e tratamento de água”, explica o autor.

 

No requerimento, Gualter pergunta quantas vezes foram desligadas as bombas de captação de água da antiga estação e quais as causas do desligamento; se é possível interromper o bombeamento e a captação da água para a estação, estando ligados os motores das bombas; a quantidade de água captada, como um todo, para abastecimento do município, nos últimos três meses; quantos incidentes de extravasamento de esgoto foram registrados em todas as estações elevatórias nos últimos três anos; e se houve tratamento diferenciado da água bruta que fora captada no dia 11 de abril e nos dias posteriores.