O vereador Lucas Leoncine (PSD) recebeu ofícios da secretaria de Planejamento e da Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos (UFLAP) da secretaria de Meio Ambiente em resposta a um requerimento de sua autoria em que pediu informações sobre a reforma da Praça Marcílio Frezzarin, localizada entre as ruas Fortunato Faraone e México, na Vila Frezzarin.
No documento, o parlamentar explicou que o espaço público não recebe revitalização há mais de vinte anos, conforme informação da placas instaladas no local e que, em pesquisa sobre a praça em veículos locais de comunicação, noticiou-se sobre investimentos de R$ 700 mil para revitalização, através de contrapartida.
No ofício encaminhado à Câmara, o secretário de planejamento Diego de Barros Guidolin informa que a reforma foi solicitada como medida mitigatória e compensatória, no processo de Estudo de Impacto de Vizinhança, em função da implantação de empreendimento residencial.
Já a secretaria de Meio Ambiente explicou que, embora não haja previsão para início das obras, o alvará de utilização ou habite-se do empreendimento somente será concedido após a emissão de certidão de conclusão e atendimento das condições impostas, conforme determina o Plano Diretor de Desenvolvimento Físico Urbanístico do município.
“Nós continuaremos a acompanhar o processo de reforma da praça, que é uma área verde muito querida pela população do bairro. O projeto precisa considerar melhorias na iluminação, troca de mobiliário, instalação de equipamentos de ginástica e lazer, espaço pet e a reforma do coreto. Estamos falando de um patrimônio histórico da cidade”, explica Leoncine.