O prefeito Mario Botion reuniu, nesta sexta-feira (18), o Gabinete de Gestão de Crise. A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de pancadas e rajadas de evento para todo o Estado até domingo (20). “Todas as equipes envolvidas, como Defesa Civil, GCM, Polícia Militar, Bombeiros, Elektro, além das secretarias municipais, estão em alerta e prontas para agir”, afirma Botion.
Os agentes da Defesa Civil distribuíram, ao longo do dia, materiais de alerta e de prevenção pela cidade. As orientações são para evitar lugares abertos; evitar ficar perto de árvores e postes, por exemplo; não cruzar pontes, ruas ou avenidas alagadas; manter distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica; e evitar tomar banho durante tempestades.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, todo o efetivo do órgão estará em alerta neste fim de semana e vai monitorar os pontos problemáticos já conhecidos, como a Marginal Tatu, a Ponte Preta, a Avenida Laranjeiras, por exemplo. “É um estado de atenção e as pessoas devem evitar passar por esses locais em caso de temporais”, ressalta.
Além disso, o Samu, a linha branca da Central de Ambulâncias e os hospitais estão em alerta para priorizar o atendimento a eventuais vítimas por conta das chuvas.