As novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Americana foram eleitas nesta segunda-feira (25), durante a assembleia da sociedade civil realizada na sala de reuniões da sede da Casa dos Conselhos. A nova composição terá mandato de dois anos, para o biênio 2024/2026, com a possibilidade de uma única recondução, por igual período. As conselheiras devem tomar posse no mês de dezembro, quando serão definidas também a presidente e a vice-presidente do órgão.
A reunião contou com a presença da presidente do CMDM no biênio 2022/2024, Joyce Élene de Taunay, da coordenadora da Casa dos Conselhos, Paula Arrais Ribeiro Soares, da representante da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Mariana Leite Zimermann Araújo, e das integrantes da comissão eleitoral, Léa Amabile, Ana Valquíria Niaradi e Cibele Elena Ascari Umbelino.
“É muito bonito ver tantas mulheres engajadas no nosso Conselho da Mulher, cada uma representando um setor da sociedade. Independentemente do resultado, eu fico muito feliz com o fato de estarmos conseguindo revitalizar o CMDM, mostrando efetivamente sua importância para a defesa dos nossos direitos. Agradeço todo o apoio da Casa dos Conselhos durante o nosso mandato e desejo muito sucesso a todas as conselheiras eleitas”, destacou Joyce.
“O Conselho da Mulher é uma ferramenta essencial para garantirmos que os direitos das mulheres sejam amplamente defendidos e respeitados. A nova composição traz a oportunidade de fortalecermos as políticas públicas e promovermos cada vez mais a inclusão e a participação feminina em nossa sociedade. Desejo sucesso às novas conselheiras e reafirmo nosso compromisso de apoio às iniciativas do CMDM”, ressaltou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
O encontro teve início com a instalação do processo eleitoral, organização, composição da mesa, definição da presidência dos trabalhos e credenciamento de eleitoras. Em seguida, foi aberta a assembleia geral, com a apresentação das organizações habilitadas a participar do certame e, posteriormente, a votação, apuração e homologação dos resultados.
O CMDM é um órgão de assessoramento do Poder Executivo, composto por representantes indicadas por entidades governamentais e pela sociedade civil. O colegiado tem como objetivo zelar pelos direitos das mulheres, visando ao aprimoramento das políticas públicas e criando condições para promover sua autonomia, integração e participação na sociedade.
Conselheiras eleitas para o biênio 2024/2026:
Organização ou entidade de assistência social
Titular: Diaconia São Judas Tadeu – Fabiana Rodrigues de Oliveira
Suplente: Associação de Assistência ao Menor Fonte de Água Viva – Ananselli Cristina Nogueira da Silva dos Santos
Organização ou entidade educacional (APAM – Associação de Promoção e Assistência de Americana)
Titular: Bruna Luzia Godois
Suplente: Caroline Cristine de Lima Ardrim
Organização ou entidade cultural
Titular: Centro Cultural Candeeiro – Áurea Stradiotto Mendes
Suplente: Cine Clube Wagner de Oliveira – Sandra Ferreira dos Santos
Organização ou entidade sindical
Titular: Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana e Região – SINCOMERCIO – Maria Aparecida Roberto Alves Santos
Suplente: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de Americana – SSPMA – Patricia Oliva Cavicchioli
Outros conselhos de direitos e políticas públicas (Conselho Municipal de Saúde – COMSAÚDE)
Titular: Eliane Adriano Neves
Suplente: vago
Comissão de Direitos Humanos da 48º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Americana
Titular: Kelly Cristina Favero
Suplente: Tais Cantagallo Cardeliquio
Movimento de mulheres (Promotoras Legais Populares de Americana – Silvia Regina de Barros)
Titular: Joyce Élene de Taunay
Suplente: Iole Cristina Marques Batista
Movimento social (Frente Feminista Marielle Vive)
Titular: Raquel Jaqueline da Silva
Suplente: Bianca Gonçalves Rezende