Santa Bárbara d’Oeste foi representada na 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada entre 4 e 8 de março em Brasília. Eleito para representar a Região Administrativa de Campinas junto de delegados do Poder Público de Campinas e Piracicaba, o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, levou as demandas do Estado de São Paulo, resultando na seleção de 30 propostas prioritárias na Plenária Final – base para a elaboração do novo Plano Nacional de Cultura.
Uma das propostas de Santa Bárbara foi a aprovação do Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura. Também como propostas do Município estão “a superação das desigualdades de acesso tecnológico e promover a Inclusão Digital relacionado às manifestações artísticas e culturais” e “o aumento da dotação orçamentária para a Cultura e especialmente às pesquisas, produções e circulações de conhecimentos”.
Em até 60 dias, o Conselho Nacional de Política Cultural encaminhará o Relatório Final, com a divulgação nos meios de comunicação oficiais. A Conferência Nacional visou a construção dos pilares da política pública relacionada à cultura, de modo que as esferas municipal, estadual e federal puderam promover escutas, juntamente a sociedade civil para construir a política cultural de uma forma colaborativa.
“Representando nossa Santa Bárbara d’Oeste e a pedido do prefeito Rafael Piovezan, foram cinco dias de aprendizado e troca em Brasília. Hoje só me resta o sentimento de gratidão e uma saudade enorme no peito. Os percalços foram muitos, porém, ajudaram a fortalecer a delegação do Estado de São Paulo e contribuíram para que criássemos laços. Nos encontramos em breve, delegação de SP”, comentou Evandro.
Etapas
Na etapa municipal, foram eleitos seis delegados titulares para compor a comitiva de Santa Bárbara à etapa estadual. Na etapa estadual, foram eleitos 60 delegados, sendo dois terços da sociedade civil e um terço do Poder Público. Com o objetivo de reunir as propostas para o Município e elaborar propostas ao governo estadual, em outubro do ano passado, na 4ª Conferência Municipal de Cultura foram trabalhados seis eixos: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura, Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social, Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória, Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
A ação elegeu seis delegados e aprovou 32 propostas, sendo municipais, estaduais e federais. Para mais informações, todo o relatório do âmbito municipal está disponível no site www.culturasbo.com/conferencia