Biden diz que Hamas precisa ser eliminado, mas Israel ocupar Gaza é ‘erro’

Fonte: Notícias ao Minuto

Compartilhar

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou seu posicionamento em relação ao conflito em Gaza, afirmando que a eventual ocupação dessa região por Israel seria um “grande erro.” Durante uma entrevista ao programa “60 Minutes” da TV CBS, Biden também defendeu a necessidade da criação de um Estado Palestino.

Ele expressou confiança de que Israel seguirá as “regras de guerra” e não privará os palestinos de itens essenciais para a vida, como água e medicamentos. Biden atribuiu a responsabilidade da situação crítica em Gaza ao grupo extremista Hamas e destacou a necessidade de que o Hamas seja “totalmente eliminado” pelas forças israelenses. Entretanto, ele ressaltou que a ocupação de Gaza por Israel não seria a melhor solução.

Biden enfatizou que a tragédia em Gaza, em sua opinião, é resultante das ações do Hamas, enquanto observou que os elementos extremistas não representam a totalidade do povo palestino. Ele também reforçou a necessidade de haver um “caminho para a formação de um Estado Palestino.”

O presidente dos EUA acusou o governo do Irã de financiar grupos extremistas como o Hamas e o Hezbollah. Porém, ele afirmou não ter “nenhuma evidência” de que o governo iraniano estava ciente dos ataques do Hamas em Israel no último dia 7.

Desde o início do conflito, os Estados Unidos têm apoiado Israel, enviando dois porta-aviões de guerra e fornecendo armas e munições. No entanto, a Casa Branca esclareceu que não pretende enviar suas próprias tropas para o conflito.

Embaixador de Israel na ONU Responde aos Comentários dos EUA

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, respondeu aos comentários de Joe Biden sobre a possível ocupação de Gaza, afirmando que Israel não tem interesse em governar os palestinos. Ele agradeceu ao presidente dos EUA por entender a necessidade de Israel de lidar com o grupo extremista Hamas.

Erdan afirmou: “Obrigado, presidente Biden, por reconhecer o que Israel tem dito desde o bárbaro massacre do Hamas: o objetivo de Israel é a eliminação total das capacidades do Hamas.”

Número de Mortos no Conflito Israel-Hamas

O conflito entre Israel e o Hamas resultou em mais de 4.000 mortos, de acordo com informações oficiais divulgadas pelas autoridades dos dois lados.

O número de mortos em Gaza continua a aumentar devido aos bombardeios israelenses, atingindo cerca de 2.670 vítimas até a manhã deste domingo, de acordo com o Ministério da Saúde da Palestina.

Israel relatou mais de 1.400 mortes em decorrência dos ataques do Hamas na semana passada, com pelo menos 126 pessoas feitas reféns pelo grupo extremista. Além disso, o exército israelense informou que encontrou cerca de 1.500 corpos de membros do Hamas em seu território na última terça-feira.