Avião com 62 passageiros fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão

Compartilhar

Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters

Um avião modelo Embraer 190, operado pela Azerbaijan Airlines, caiu nesta quarta-feira (25) nas proximidades de Aktau, no Cazaquistão. A aeronave transportava 62 passageiros e cinco tripulantes, totalizando 67 pessoas a bordo.

O voo partiu de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia. Devido a condições de neblina em Grozny, o avião foi redirecionado para Makhachkala e, posteriormente, para Aktau. Durante a aproximação, a aeronave enfrentou problemas técnicos, possivelmente após colidir com uma formação de pássaros, levando o piloto a tentar um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau.

Das 67 pessoas a bordo, pelo menos 32 sobreviveram, com 22 delas hospitalizadas, algumas em estado grave. As vítimas incluem cidadãos do Azerbaijão, Rússia, Cazaquistão e Quirguistão.

Equipes de resgate, compostas por mais de 50 socorristas, foram mobilizadas para controlar o incêndio resultante do acidente e prestar assistência aos sobreviventes. As autoridades cazaques estabeleceram uma comissão governamental para investigar as causas do acidente.

A Embraer, fabricante brasileira da aeronave, declarou estar pronta para auxiliar as autoridades na investigação do incidente.