Alunos do Ensino Médio da EE Profª Anna Maria Barros participam de sessão simulada do Câmara Jovem

Fonte: Câmara Americana

Compartilhar

Foto: Foto: Divulgação

Cerca de vinte alunos 1 º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Anna Maria Morais Barros participaram nesta sexta-feira (8) no Plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”.

 

Os estudantes tiveram o primeiro contato com o projeto ainda na escola, onde foram apresentados aos conceitos teóricos dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e aprenderam o funcionamento da Câmara Municipal e o papel do vereador, bem como suas funções e obrigações. Eles foram convidados a observar as necessidades da comunidade onde vivem e a discutir entre si os problemas da cidade, despertando o senso crítico e a cidadania.

 

Após trabalharem em sala de aula com a orientação dos professores, os alunos concluíram a participação no projeto elegendo vereadores mirins e elaborando proposituras (projetos de lei, requerimentos, moções e indicações) para discutirem durante a sessão simulada.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Geovana de Araujo Zanin (presidente), Evilly Pereira da Silva (primeiro secretário) e Isabely Barbosa do Nascimento (segunda secretária). Foram discutidos um projeto de lei, um requerimento e quatro indicações.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), e o vereador Fernando da Farmácia (PSD) utilizaram a palavra para falar com os adolescentes. “As decisões que tomamos aqui são muito importantes e vão interferir diretamente na vida de vocês, por isso é tão importante a participação”, disse Brochi. “É importante acompanhar o que acontece na cidade para dar sua opinião e ideias ajudando a contribuir, isso faz toda a diferença”, disse Fernando.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.

 

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

– Projeto de lei de autoria dos vereadores Mateus, Rafael, Enzo, Samuel e Khayk que dispõem sobre a frota de ônibus.

 

– Requerimento de autoria dos vereadores Maryna, Julia Caroline, Vivian, Clarisse, Rafaella e Matheus que requer melhorias na terceira idade.

 

– Indicação de autoria das vereadoras Julia Portela, Yasmin e Clarisse sobre a melhoria no tratamento de água.

 

– Indicação de autoria dos vereadores Hiérry e Welington sobre a construção de ciclovias.

 

– Indicação de autoria dos vereadores Samuel, Rafael e Khayk indica arrumar os restantes das ruas.

 

– Indicação de autoria das vereadoras Julia Caroline e Rafaella sobre as sinalizações.