Vereador propõe criação do Dia da Mãe Atípica em Santa Bárbara d’Oeste

Fonte: Prefeitura de Santa Bárbara

Compartilhar

Foto: Divulgação

Com o objetivo de dar visibilidade, reconhecimento e apoio às mães que se dedicam ao cuidado de filhos com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Celso Ávila (solidariedade) protocolou hoje (19) na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste o Projeto de Lei 54/2025, que estabelece o Dia da Mãe Atípica no calendário oficial de eventos do município.

De acordo com o texto, a data será celebrada anualmente no mês de maio, em alusão ao mês das mães, e tem como proposta promover ações de conscientização, rodas de conversa, palestras e atividades de valorização das mães que enfrentam desafios diários relacionados aos cuidados com filhos que demandam atenção diferenciada.

“A mãe atípica é aquela que dedica sua vida à luta por inclusão, por direitos e por dignidade para seus filhos. Este projeto de lei é uma forma de homenagear essas mulheres guerreiras, além de abrir espaço para que suas demandas sejam ouvidas e respeitadas”, afirma o vereador Celso Ávila.

A iniciativa contou com o apoio de representantes da sociedade civil e de grupos como o GRUMAA (Grupo de Mães e Amigos dos Autistas de Nova Odessa e região ), que participa mensalmente de rodas de conversa promovidas em parceria com o gabinete do vereador.

O projeto agora segue para tramitação nas comissões permanentes da Câmara Municipal e, se aprovado, será encaminhado para sanção do Executivo.