A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações da prefeitura sobre o cumprimento das ações relacionadas à educação inclusiva no município.
No documento, a parlamentar defende que é dever do município atender os alunos com necessidades específicas visando viabilizar e dar sustentação ao processo de construção de uma educação inclusiva. “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades, por isso meu mandato fiscaliza as ações do Poder Executivo para que os serviços de educação pública sejam verdadeiramente inclusivos”, diz Juliana.
A autora pergunta quais são as políticas de inclusão das pessoas com deficiência em vigência na rede municipal de educação; se o município possui Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial; como é feito o atendimento em sala de aula ao aluno com necessidades específicas; e quantas unidades de ensino dispõem dos recursos de acessibilidade nas suas vias de circulação interna para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O requerimento será apresentado e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (22). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.