O vereador Juninho Dias (MDB) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana em que pede informações ao Poder Executivo sobre ações relativas à conscientização sobre a epilepsia no município.
No documento, o parlamentar lembra que a epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não é causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Atualmente a doença atinge cerca de 2% da população brasileira e 50 milhões de pessoas no mundo.
“A epilepsia está cada vez mais comum e o conhecimento é importante tanto para quem é portador da doença, quanto para familiares do paciente, assim como também para a população em geral, para saber o que fazer caso se depare com outra pessoa em crise”, diz o parlamentar.
O autor pergunta quantos pacientes diagnosticados com epilepsia existem na cidade; qual procedimento para tratamento há disponível; quantos pacientes estão aguardando consulta com especialista; e se há alguma estratégia ou plano de ação para mover campanhas de conscientização e disseminação da informação em maior escala.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.