Defesa Civil de Santa Bárbara participa de capacitação de drone para enfrentamento à dengue

Fonte: Prefeitura Sta. Bárbara

Compartilhar

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste participou do 1º “Curso de Operação de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas” no enfrentamento à dengue, no dia 29 de fevereiro, em Campinas. A ação é uma iniciativa da Defesa Civil de Campinas, em parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), com apoio do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e do Instituto Federal (IF) de Rio Claro.

Feito pelo coordenador do órgão barbarense, Paulo Barros, o curso visa capacitar os pilotos de drone para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em locais de difícil acesso, como aqueles em que os agentes de saúde não conseguiram entrar.

Dentre os assuntos abordados, os pilotos conheceram o ciclo de vida do mosquito, do nascimento à proliferação e providências que devem ser tomadas para reduzir o risco de transmissão da doença.

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Wagner Martins Araújo, capitão da reserva da Polícia Militar, com apoio do professor Marcelo Camacho, do IF-Rio Claro, e pela assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Priscilla Pegoraro, da Secretaria de Saúde de Campinas.

Foram 21 pilotos de 12 municípios da RMC que se qualificaram no curso. Além de Santa Bárbara d’Oeste participaram representantes de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Franco da Rocha, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Paulínia, Sumaré e Vinhedo.