Fila do SUS: Ana Perugini pede solução ao Governo do Estado para demora de cirurgias

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Foto: Foto: Carlos Ventura/Divulgação

A deputada estadual Ana Perugini (PT) se reuniu nesta terça-feira (16) com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. No encontro, a parlamentar reforçou o pedido de uma solução para a demora no atendimento de pacientes da rede pública de saúde que aguardam por exames e cirurgias na região de Campinas.

Durante a reunião no Palácio dos Bandeirantes, a parlamentar voltou a defender a construção de um hospital regional focado no atendimento primário (entrada) e secundário (especialidades e exames complexos), liberando o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp para a realização de procedimentos de alta complexidade, que são sua especialidade.

Uma alternativa à construção da unidade hospitalar, segundo a deputada, seria o investimento do estado na abertura de leitos que estão ociosos na rede pública, por falta recursos para compra de equipamentos e custeio (pagamento de profissionais, aquisição de materiais de consumo e a contratação de serviços de terceiros). De acordo com o governo estadual, São Paulo possui entre 7 e 9 mil leitos fechados.

Ana coordena a Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS na Assembleia Legislativa de São Paulo e tem recebido uma série de reclamações de usuários que sofrem na fila de espera para realização de procedimentos. A Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) é usada pelo Governo do Estado para determinar a ordem de atendimento em consultas, exames e cirurgias na rede pública de saúde.

“Na região de Campinas, tem gente esperando anos por cirurgia para colocação de prótese de quadril e meses para fazer cateterismo. Precisamos garantir recursos para que as pessoas sejam atendidas e parem de sofrer”, exemplificou a parlamentar.

EMENDAS

Ao lado do vereador Valdecir Alves Pereira, o Nego (PSD), Ana Perugini pediu a liberação de recursos para melhorar o atendimento na rede municipal de saúde de Hortolândia, além de outras cidades paulistas, e recebeu a garantia do secretário de que as emendas parlamentares apresentadas pela deputada serão liberadas.

Em 2023, a deputada se reuniu com Kassab e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, para solicitar investimentos na saúde de Hortolândia e outros municípios paulistas.

No primeiro ano de seu terceiro mandato na Alesp, Ana Perugini garantiu a destinação de R$ 5 milhões em investimentos nas áreas de saúde e infraestrutura em 15 municípios paulistas. Os recursos estão sendo liberados para as prefeituras a partir de indicações feitas pela parlamentar, conforme demandas apresentadas por prefeitos e vereadores.