Paulínia/SP; “Armando” e “Nenhuma objeção” serão apresentados gratuitamente neste domingo, 26/11, às 19 horas, no Teatro Ceart, em Paulínia. Os filmes são o resultado das oficinas de cinema, realizadas de setembro a novembro na cidade pelo Projeto Curta Jovem.
O filme “Nenhuma Objeção” é uma videoarte baseada em poemas escritos por alguns dos participantes do projeto. Já o filme “Armando”, é uma ficção que brinca com o terror e trouxe muita discussão entre o grupo durante o período de produção, justamente por tentar amarrar ideias de todos os participantes na construção de inúmeros personagens. As duas produções serão exibidas ao público neste domingo.
Durante dois meses, jovens entre 13 e 18 anos se dedicaram a conhecer mais sobre as etapas de uma produção audiovisual e colocá-las em prática, desde a elaboração do roteiro, passando pela atuação, direção, até a captação de imagens e edição. Para isso, as oficinas trouxeram professores que atuam no audiovisual e acumulam uma larga experiência no interior do estado, especificamente em Campinas, ajudando na formação profissional desses jovens, como explica Mariana Autari, produtora e coordenadora pedagógica do projeto. “A prática do fazer artístico desenvolve uma série de habilidades e competências, que podem ser utilizadas nas carreiras futuras dos participantes, sigam eles pelo caminho do audiovisual ou não”.
Para Roberto Limberger, coordenador do projeto, as produções destacam o papel fundamental do Projeto Curta Jovem na vida desses adolescentes. “É muito mais do que aprender a linguagem audiovisual, é poder se expressar de forma livre e, ao mesmo tempo, cheia de técnica”, reforça.
O Projeto Curta Jovem é uma iniciativa do Instituto ideia Coletiva, realizado via Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC ICMS, e recebe o patrocínio da Air Liquide. “A Air Liquide tem como um de seus pilares ‘Atuar para todos’, então Responsabilidade Social é um elemento fundamental em todas as nossas ações. Nosso objetivo é gerar impacto positivo para a sociedade e acreditamos que essa iniciativa está de acordo com o que buscamos porque vai dar aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades em uma área profissional e esse pode ser o primeiro passo de uma carreira de sucesso”, ressalta Michelle Maximiano, Diretora Jurídica e presidente do Comitê de Responsabilidade Social da Air Liquide Brasil.