NOVA ODESSA – Os 10 novos integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) da Prefeitura de Nova Odessa, cuja contratação foi autorizada pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) no início deste ano, já estão atuando no patrulhamento da cidade. Os “reforços” da corporação foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (16/10) no gabinete pelo chefe do Executivo e, em seguida, foram apresentados a comerciantes e à população da cidade pessoalmente pelo prefeito Leitinho. À tarde, foram visitadas escolas públicas da região central, com o mesmo objetivo.
“Tive a grata satisfação de prestigiar a formatura dos nossos novos guardas municipais no dia 07 deste mês, e hoje, de acompanhá-los nesta visita junto aos empresários, como forma de valorizar o comércio local. Este contato deles, protetores e amigos, com a nossa gente é muito importante, para criar reconhecimento e confiança, aumentando assim a sensação de segurança”, disse Leitinho.
Acompanhados pelo secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, e do comandante Luciel Carlos, os novos recrutas cumprimentaram comerciantes e moradores. “É muito importante essa interação com a população”, disse Fanti, ressaltando que a contratação de 10 integrantes para a GCM “é o maior reforço da equipe feito de uma só vez na história da corporação”. “Nunca antes a Guarda teve um aumento de efetivo como este de uma só vez”, enfatizou o coronel.
INVESTIMENTO
Até então, a corporação possuía 44 integrantes na ativa, número que subiu para 54 – um aumento de 23%. Mas a atual gestão municipal já vinha investindo bastante na segurança municipal, com a modernização das viaturas e equipamentos da GCM, além da ampliação recente do sistema de videomonitoramento dos prédios públicos municipais, incluindo todas as creches e escolas da Rede Municipal, atendidas agora por câmeras de segurança e pelo aplicativo do “botão do pânico”.
Foram adquiridas, desde 2022, um total de 44 novas pistolas 9 mm, duas carabinas calibre .40, uma espingarda tática “pump” calibre 12, munições para uso operacional e treinamento, coletes balísticos da especificação mais atual e 165 peças de uniformes do mesmo padrão da Força Nacional de Segurança, além de cintos, bonés e coturnos. Trata-se também da maior aquisição bélica da história da corporação, que completou 36 anos de existência.