O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão de cinco novas modalidades nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com o objetivo de atrair novos públicos globais. As modalidades incluídas são beisebol, flag football, lacrosse, squash e críquete. Essas escolhas foram aprovadas em uma reunião do COI em Mumbai, na Índia, e seguem as regras que permitem que cada cidade-sede solicite a inclusão de esportes em sua edição dos Jogos.
O críquete, em particular, foi destacado pelo presidente do COI, Thomas Bach, como um esporte que evoluiu significativamente nos últimos anos e que demonstrou importância internacional crescente. A inclusão desses esportes no programa olímpico visa atrair uma audiência global considerável, uma vez que o críquete possui uma base mundial de fãs estimada em 2,5 bilhões de pessoas.
IOC Session approves @LA28’s proposal for 5⃣ additional sports:
⚾Baseball/🥎softball, 🏏cricket, 🏈flag football, 🥍lacrosse and ⚫squash have been officially included as additional sports on the programme for the Olympic Games Los Angeles 2028. #LA28 pic.twitter.com/y7CLk2UEYx
— The Olympic Games (@Olympics) October 16, 2023
Além disso, o pentatlo moderno foi confirmado no programa olímpico, com a substituição do hipismo por uma corrida com obstáculos, após um incidente nos Jogos Olímpicos de Tóquio envolvendo um treinador e um cavalo. O levantamento de peso também garantiu sua vaga após ajustes nos procedimentos de teste antidoping, sendo que ambos os esportes haviam sido inicialmente excluídos dos Jogos de Los Angeles.
A participação do boxe ainda permanece indefinida, aguardando desenvolvimentos nas questões de governança da modalidade. O COI espera que a inclusão desses esportes atraia um grande público e contribua para o crescimento contínuo do esporte olímpico nos próximos ciclos de quatro anos.