Setembro Amarelo: Prefeitura reforça orientações sobre prevenção ao suicídio

Compartilhar

Foto: Foto: Divulgação

O mês de setembro conta com uma série de ações de prevenção ao suicídio em Santa Bárbara d’Oeste. Por meio do Movimento Setembro Amarelo, o tema é abordado nos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental e a Rede Intersetorial do Município. Neste domingo (10) foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa, que já é tradicional no mês de setembro, é realizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais setores da Secretaria de Saúde, que contam com decoração especial e Salas de Espera Ativa. Sob a coordenação do NAC (Núcleo de Ações Coletivas), as atividades de sensibilização são realizadas com o objetivo de dar visibilidade e trazer o tema para discussão.

De acordo com a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios por ano em todo o mundo. O órgão ressalta ainda que existem episódios subnotificados, o que pode elevar esse número para mais de um milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos anualmente, o que significa que em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.

Em Santa Bárbara d’Oeste, a Prefeitura oferece tratamento para a população nos setores de Saúde Mental, além de acolhimento nas UBSs e atendimento para os casos de urgência nos prontos-socorros.